top of page
Foto do escritorCOMUNICAÇÃO AMEBRASIL

Polícia Militar realiza solenidade alusiva ao retorno da tropa da PMAM da guerra de canudos




A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na noite de sexta-feira (16/12), a tradicional solenidade militar alusiva ao retorno da tropa da PMAM da guerra de canudos. O evento ocorreu na Praça Heliodoro Balbi ( Praça da Polícia ), situada na bairro Centro, zona sul de Manaus.


A solenidade contou com a presença do secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur; do comandante-geral da PMAM, coronel Vinicius Almeida; subcomandante da PMAM, coronel Algenor Teixeira; chefe do Estado Maior da PMAM, coronel Eyderson Fonseca, além de outras autoridades militares e civis.


Na ocasião, o comandante da corporação recebeu a espada que celebra um ano de gestão à frente do Comando Geral. Também foram entregues as medalhas de 185 anos da PMAM e a Cândido Mariano, honrarias que condecoraram autoridades militares e civis em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade amazonense.


“Hoje é um dia festivo, dia de agradecer, de estar com as pessoas para comemorar o sucesso da nossa instituição. Uma instituição não chega a 185 anos se não tem prestado um grande serviço. E a história do Amazonas mostra isso. A Polícia Militar sempre esteve de pé e a ordem para tratar com muita dedicação o povo do estado do Amazonas”, destacou o comandante.


Guerra dos Canudos- Movimento armado ocorrido entre 7 de novembro de 1896 e 5 de outubro de 1897, nas proximidades do povoado de Canudos, no interior da Bahia, a guerra mobilizou cerca de 12 mil militares de 17 estados brasileiros. O então governador do Amazonas, Fileto Pires Ferreira, atendendo à convocação do Governo Federal, determinou o envio de 24 oficiais e 249 praças, do 1° Batalhão de Infantaria, sob o comando do tenente-coronel Cândido Mariano.


Memorial – A memória dos fatos ocorridos naqueles dias está exposta no Museu Tiradentes, no Palacete Provincial, localizado no bairro Centro, zona sul de Manaus. No local, também está a Bandeira Brasileira bordada a ouro e prata por senhoras da sociedade paraense e presenteada aos policiais militares do Amazonas quando eles passaram por Belém, em forma de homenagem e agradecimento aos heróis mortos na Bahia.



FOTOS: Divulgação/PMAM


Informações para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) 98842-1841.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page