Notícias Diversas — 24 maio 2012

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA – SIBRASEG

Discurso do Cel PMPR ABELMÍDIO DE SÁ RIBAS, Presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Brasil (AMEBRASIL), na solenidade de abertura.

 

            SENHORAS E SENHORES,

DE HOJE ATÉ O DIA 25 DESTE MÊS, A ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS DO BRASIL (AMEBRASIL) ESTARÁ REALIZANDO, NESTA CIDADE, O SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA (SIBRASEG), ESTRUTURADO EM TRÊS EIXOS TEMÁTICOS: SEGURANÇA PÚBLICA (04 TEMAS), EMENDA CONSTITUCIONAL E JUSTIÇA MILITAR ESTADUAL (02 TEMAS) E DIREITO PREVIDENCIÁRIO DOS OPERADORES DA SEGURANÇA PÚBLICA (02 TEMAS).

COM ESSA ESTRUTURA, PRETENDE-SE PRIORIZAR ASPECTOS TÉCNICOS COM VISTAS A CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DOS SERVIÇOS DE SEGURANÇA PÚBLICA À POPULAÇÃO, DEBATER POSSÍVEIS MUDANÇAS CONSTITUCIONAIS NO SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PAÍS, O PAPEL DA JUSTIÇA MILITAR COMO INSTRUMENTO DE DEFESA SOCIAL E DE CONTRÔLE DAS INSTITUIÇÕES E, AINDA, PRERROGATIVAS E GARANTIAS NECESSÁRIAS AOS PROFISSIONAIS PARA O FIEL CUMPRIMENTO DE SUAS ATRIBUIÇÕES.

ESTAMOS VIVENCIANDO UMA CONJUNTURA INUSITADA DE NOSSA HISTÓRIA. VIVEMOS UM TEMPO EM QUE PARTE DAS PESSOAS SE SENTEM CONSTRANGIDAS POR ORIENTAREM SUAS EXISTÊNCIAS COM BASE NOS PRINCÍPIOS E VALORES ÉTICO-MORAIS LEGADOS PELOS NOSSOS ASCENDENTES.

UM TEMPO EM QUE O ERRO, A IMORALIDADE E O INJUSTO OBTÉM MIDIÁTICO SUCESSO E, INFELIZMENTE, PROGRESSIVA ACEITAÇÃO SOCIAL. ESSE QUADRO DE ENFRAQUECIMENTO DE VALORES FUNDAMENTAIS PARA A COEXISTÊNCIA HUMANA PACÍFICA E SOLIDÁRIA, SEMPRE NOS TRÁS À MEMORIA A FAMOSA FRASE DE RUI BARBOSA (“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.)

MAS, PARA NÓS, MILITARES ESTADUAIS POR FORMAÇÃO, E PARA TODOS OS CIDADÃOS DE BEM, ESSE MESMO QUADRO, DEVE SERVIR DE MOTIVAÇÃO PARA FORTALECERMOS OS VALORES ÉTICO-MORAIS QUE CARACTERIZAM E PERMEIAM NOSSAS CARREIRAS E NOSSAS VIDAS.

É NESSES MOMENTOS DE CRISE E DE ANOMIA SOCIAL QUE SE FAZ NECESSÁRIO REDOBRAR ESFORÇOS PARA O FORTALECIMENTO DA FAMÍLIA E A REVITALIZAÇÃO DO SEU PAPEL FUNDAMENTAL, COMO FORMADORA DO CARÁTER E DA PERSONALIDADE DO FUTURO CIDADÃO.

ESTEJAM CERTOS DE QUE, IMBUIDA DO PROPÓSITO DE RESISTIR A ESSE QUADRO DE ANOMIA E DE FORTALECER OS VALORES ÉTICO-MORAIS DE NOSSA FORMAÇÃO, É QUE A ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS DO BRASIL (AMEBRASIL) RESOLVEU INSTITUIR A MEDALHA “CEL JULIO BONO NETO”.

 NÃO SÓ POR SER A MAIS ANTIGA DAS ENTIDADES NACIONAIS DE DEFESA E REPRESENTATIVIDADE DO SEGMENTO MILITAR ESTADUAL, COMO, TAMBÉM, PELA AFINIDADE COM O CEL JULIO BONO QUE FOI UM DOS SEUS FUNDADORES, PRIMEIRO PRESIDENTE E, AO FALECER, COMPUNHA O QUADRO DE CONSELHEIROS NATOS DESTA ENTIDADE.

            ASSIM, ESTA ENTIDADE NACIONAL, INSTITUIU A MEDALHA “CEL JULIO BONO NETO”, COM O OBJETIVO DE GALARDOAR AUTORIDADES CIVIS E MILITARES QUE POR ABNEGAÇÃO, DEDICAÇÃO E CAPACIDADE PROFISSIONAL, TENHAM CONTRIBUÍDO PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA DOS CIDADÃOS, ESTIMULAR O EXERCÍCIO DA CIDADANIA PELO SEGMENTO MILITAR ESTADUAL E DESENVOLVER AS ATIVIDADES ASSOCIATIVAS DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO ENTRE AS ENTIDADES DA CLASSE.

            TANTO É QUE NESTE ATO, ESTÃO SENDO HOMENAGEADAS PERSONALIDADES QUE, SEM A NECESSIDADE DE ESPAÇO MIDIÁTICO, SERVIRAM E SERVEM COM HONRADEZ E COMPETÊNCIA À CAUSA DA SEGURANÇA PÚBLICA, SEJA COMPONDO A INSTITUIÇÃO MILITAR ESTADUAL, SEJA NO DIFÍCIL EXERCÍCIO DE OUTRAS FUNÇÕES DE ESTADO.

            HÁ, TAMBÉM OS QUE, TENDO CUMPRIDO PLENAMENTE SUAS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS E PODENDO, MERECIDAMENTE, USUFRUIR DO DESCANSO NO ACONCHEGO E CARINHO DOS QUE LHES SÃO CAROS, PERSISTEM  CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR, ATUANDO POR PURO IDEALISMO E AMOR À CAUSA.

            E HÁ, COM IGUAL IMPORTÂNCIA, AQUELES QUE COM ISENÇÃO E IDONEIDADE, DEDICAM-SE AO TRABALHO SOLIDÁRIO EM PRÓL DO  SEGMENTO QUE INTEGRAM,  MESMO SABENDO QUE NADA GANHARÃO COM ISSO E SEQUER ESPERAM OBTER RECONHECIMENTO. NÃO RARO, PARA QUE ESSAS PESSOAS DE CARÁTER SE DEDIQUEM, BASTA A CERTEZA DE UMA CONFIÁVEL AMIZADE, CONSIDERAÇÃO E RESPEITO MÚTUO.

AO MESMO TEMPO, A COMENDA CONSTITUI-SE NUMA REVERÊNCIA IN MEMORIAM AO CEL  JULIO BONO NETO, FUNDANDO-SE NO  EXEMPLO E NA POSTURA RESPONSÁVEL E DEDICADA DESSE OFICIAL SUPERIOR, QUE SEMPRE PROCUROU SERVIR COM ESMERO ÀS CAUSAS DE INTERESSE PÚBLICO AO LONGO DE TRINTA E CINCO ANOS DE SUA CARREIRA NA ATIVA DA POLÍCIA MILITAR PAULISTA, ACRESCIDO DO TEMPO EM QUE PRESTOU SERVIÇOS NA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO E NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, EM BRASÍLIA.

PREZADOS RECIPIENDÁRIOS,

DE PER SI E DO PONTO DE VISTA MATERIAL, A MEDALHA TEM POUCO VALOR EXTRÍNSICO. ELA É  ATÉ APRESENTÁVEL E BONITA, MAS NÃO É DE OURO MACIÇO E, PORTANTO, POUCO LHES VAI ACRESCER EM RIQUEZA PATRIMONIAL. ALGO COM QUE, NÓS, MILITARES ESTADUAIS ESTAMOS ACOSTUMADOS, POIS, NO AFÃ DE PRESERVAR A SEGURANÇA PÚBLICA, ESSA RELEVANTE FUNÇÃO DO ESTADO, PASSAMOS A VIDA A ADMINISTRAR A ESCASSEZ E AÍ, A ESCOLA DA NECESSIDADE NOS TORNA EXPERTS EM FAZER MUITO, COM MUITO POUCO.

POR ESSA RAZÃO, PEÇO-LHES QUE RECEBAM ESSA COMENDA NÃO CONSIDERANDO O SEU VALOR MATERIAL, MAS, SIM, CONSIDERANDO SEU VALOR INTRÍNSECO.

PORQUE, INTRÍNSECAMENTE, SENHORES RECIPIENDÁRIOS, A MEDALHA REPRESENTA O NOSSO AGRADECIMENTO PELO QUE FIZERAM E PODEM FAZER, CADA QUAL NO ÂMBITO DAS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES, PELA SEGURANÇA PÚBLICA DOS CIDADÃOS, PELAS INSTITUIÇÕES MILITARES ESTADUAIS, PELAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS E, EM ESPECIAL, PELO SEGMENTO MILITAR ESTADUAL BRASILEIRO.

INTRÍNSECAMENTE, SENHORES, A COMENDA EXPRESSA O NOSSO RECONHECIMENTO.

É UMA FORMA SIMPLES, MAS, SINCERA E AGRADECIDA, DE LHES DIZER O NOSSO

MUITO OBRIGADO!!!!!

Share

About Author

amebrasil

(0) Readers Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *