Notícias Diversas — 11 janeiro 2011

A AMEBRASIL, cumprindo seu Programa de Trabalho, em junho/2010, durante palestra aos então Membros do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG-PM/BM), propôs que as Entidades Nacionais (CNCG/AMEBRASIL/FENEME) construíssem uma Pauta Conjunta que possibilitasse o desenvolvimento de trabalho harmonioso e integrado.

A proposição da AMEBRASIL foi feita com o propósito de se evitar a sobreposição de esforços, de inteligência e de recursos (materiais, humanos e financeiros) como, historicamente, estava ocorrendo nos trabalhos que eram (e são) necessários, no âmbito do Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados).

Recebida com boa vontade e aceita pelos Presidentes do CNCG e da FENEME reunimo-nos em São Paulo-SP, no Quartel do Comando Geral da PMSP, no mês seguinte (julho/2010), para “construir” a mencionada PAUTA UNIFICADA que está consolidada em documento subscrito pelos presidentes das Entidades Nacionais e disponibilizado às entidades estaduais.

A pauta unificada representou um passo importante na evolução do relacionamento entre as Entidades Nacionais, e, sobretudo, demonstra a preocupação mútua em definir o “rumo a tomar”, no trato de relevantes questões que, agora, não se restringem à segurança pública, mas, abrangem aspectos relativos às instituições militares estaduais e, também, aos direitos e prerrogativas de seus integrantes.

Lendo-a com atenção, o prezado militar estadual e os presidentes de entidades locais perceberão a relevância dos temas abordados e, com certeza, estão a utilizá-la nos trabalhos associativos ou de representatividade realizados em prol dos associados, na respectiva Unidade da Federação.

A AMEBRASIL, na expectativa de ter contribuído, com a proposição da pauta unificada, para facilitar e melhorar os trabalhos em defesa das nossas instituições e do segmento militar estadual brasileiro, entende que a pauta serve como um referencial confiável para os trabalhos futuros.

Mas, ela não se esgota em si, pelo contrário, deve servir de estímulo para o estudo, debate e análise acurada dos múltiplos aspectos que revestem as atividades de segurança pública e as prerrogativas do nosso segmento de profissionais da área.

 

*Abelmídio de Sá Ribas é Coronel da PMPR, sociólogo, advogado, e presidente da Associação de Oficiais Militares Estaduais do Brasil (AMEBRASIL). www.amebrasil.com.br

 

Share

About Author

amebrasil

(0) Readers Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *