Notícias Diversas — 17 janeiro 2011

Abelmídio de Sá Ribas*

O pleito eleitoral, realizado em outubro próximo passado, definiu no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado) uma nova correlação de forças políticas, face às coligações partidárias, a eleição de novos parlamentares e a conseqüente despedida de outros. Esse novo quadro político – sem a eleição de representantes do segmento militar estadual e com maior  predomínio da base do governo federal – indicou ser indispensável um conhecimento mínimo sobre a possível ou provável tendência política da legislatura que inicia-se em fevereiro/2011.

Face o exposto, na mesma palestra feita em novembro/2010 ao Conselho Nacional de Comandantes Gerais PM e BM, em que propôs o desdobramento da pauta unificada, a AMEBRASIL apresentou, também, o trabalho desenvolvido no sentido de realizar a ANÁLISE DE TENDÊNCIA POLÍTICA (ATP), bem como o formulário e respectivas orientações que foram enviados em 18/out/2010 (e reenviados em datas posteriores) às entidades representativas dos Oficiais Militares Estaduais.

O envio desses documentos e orientações partiu da premissa de que as entidades estaduais, conhecedoras da realidade local, estariam melhor habilitadas a fazer a análise de tendência da respectiva bancada, com maior grau de confiabilidade. Daí, o pedido de cooperação no sentido de que, uma vez realizada a análise conforme solicitado, a enviassem de retorno para ajudar no trabalho de assessoria parlamentar que é preciso manter no Congresso Nacional, em Brasília-DF.

Embora simples, será útil à assessoria parlamentar local e nacional, pois, oferece oportunidade a todas e a cada uma das entidades de “cerrar fileiras” e auxiliarem-se mutuamente na consecução dos objetivos comuns. Além do que, sua objetividade e aplicação prática imediata, facilita o esforço de cada entidade e, quiçá, permita obter melhores resultados na contínua luta pela defesa das prerrogativas dos militares estaduais e das instituições militares a que pertencem.

*Abelmídio de Sá Ribas é Coronel da PMPR, sociólogo, advogado e Presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Brasil (AMEBRASIL). www.amebrasil.com.br

Share

About Author

amebrasil

(0) Readers Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *