Notícias Diversas — 20 outubro 2011

SOLENIDADE DE OUTORGA DE MEDALHA, EM SÃO PAULO

No último dia 1º de outubro (sábado), a Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Brasil – AMEBRASIL, com o apoio da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou a solenidade de outorga da Medalha “Cel PM Julio Bono Neto”.

A referida Comenda foi instituída pela AMEBRASIL, não só por ser a mais antiga das entidades nacionais de defesa e representatividade do segmento militar estadual, como, também, pela afinidade com o Cel Julio Bono Neto que foi um dos seus fundadores, primeiro Presidente e, ao falecer, compunha o quadro de Conselheiros Natos da nossa entidade.

Assim, a Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Brasil – AMEBRASIL, instituiu a medalha “Cel PM Julio Bono Neto”, com o objetivo de galardoar autoridades civis e militares que por abnegação, dedicação e capacidade profissional, tenham contribuído para melhorar as condições de segurança pública dos cidadãos, estimular o exercício da cidadania pelo segmento militar estadual e desenvolver as atividades associativas de solidariedade e cooperação entre as entidades da classe.

Ao mesmo tempo, a comenda constitui-se numa reverência in memoriam ao Cel Julio Bono Neto, fundando-se no exemplo e na postura responsável e dedicada desse Oficial Superior, que sempre procurou servir com esmero às causas de interesse público ao longo de trinta e cinco anos de sua carreira na ativa da Polícia Militar paulista, acrescido do tempo em que prestou serviços na Secretaria de Segurança Pública, na Assembléia Legislativa de São Paulo e na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Na ocasião, na primeira solenidade de outorga da Comenda, 11 (onze) personalidades receberam a Comenda, a saber: Dr. Antonio Ferreira Pinto, Secretário de Segurança Pública/SP; Cel PM Abelmídio de Sá Ribas, Presidente da Associação de Oficiais Militares Estaduais do Brasil (AMEBRASIL); Desembargador Plinio Bolivar de Almeida, da Associação dos Magistrados do Brasil; Sra. Nara de Deus Vieira, Chefe de Gabinete da Vice-Presidência da República; Cel Álvaro Batista Camilo, Presidente do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais; Cel Luiz Carlos dos Santos, Presidente da AOPMSP; Cel Marlon Jorge Teza, Presidente da Federação de Entidades de Oficiais Militares Estaduais; Cel Edmilson Fonseca, Vice-Presidente da AMEBRASIL; Cel José do Espírito Santo, Diretor jurídico da AMEBRASIL; Cel Sigfrido Maus, Ex-Presidente e Conselheiro Nato da AMEBRASIL e o Cel César Braz Ladeira, Presidente da União dos Militares/MG.

No evento, o Cel Abelmídio de Sá Ribas – Presidente da AMEBRASIL – fez o seguinte pronunciamento dirigido às autoridades presentes, convidados(as) e aos recipiendários da Comenda recém instituída pela Entidade Nacional representativa do segmento militar estadual brasileiro:

“SENHORAS E SENHORES,

ESTAMOS VIVENCIANDO UMA CONJUNTURA INUSITADA DE NOSSA HISTÓRIA. VIVEMOS UM TEMPO EM QUE PARTE DAS PESSOAS SE SENTEM CONSTRANGIDAS POR ORIENTAREM SUAS EXISTÊNCIAS COM BASE NOS PRINCÍPIOS E VALORES ÉTICO-MORAIS LEGADOS PELOS NOSSOS ASCENDENTES.

UM TEMPO EM QUE O ERRO, A IMORALIDADE E O INJUSTO OBTÉM MIDIÁTICO SUCESSO E, INFELIZMENTE, PROGRESSIVA ACEITAÇÃO SOCIAL. ESSE QUADRO DE ENFRAQUECIMENTO DE VALORES FUNDAMENTAIS PARA A COEXISTÊNCIA HUMANA PACÍFICA E SOLIDÁRIA, SEMPRE NOS TRÁS À MEMORIA A FAMOSA FRASE DE RUI BARBOSA (“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.)

MAS, PARA NÓS, MILITARES ESTADUAIS POR FORMAÇÃO, E PARA TODOS OS CIDADÃOS DE BEM, ESSE MESMO QUADRO, DEVE SERVIR DE MOTIVAÇÃO PARA FORTALECERMOS OS VALORES ÉTICO-MORAIS QUE CARACTERIZAM E PERMEIAM NOSSAS CARREIRAS E NOSSAS VIDAS.

É NESSES MOMENTOS DE CRISE E DE ANOMIA SOCIAL QUE SE FAZ NECESSÁRIO O FORTALECIMENTO DA FAMÍLIA E A REVITALIZAÇÃO DO SEU PAPEL DE PRINCIPAL FORMADORA DO CARÁTER E DA PERSONALIDADE DO CIDADÃO.

ESTOU CERTO DE QUE, IMBUIDO DO PROPÓSITO DE RESISTIR A ESSE QUADRO DE ANOMIA E DE FORTALECER OS VALORES ÉTICO-MORAIS DE NOSSA FORMAÇÃO, É QUE O CEL LUIZ CARLOS – PRESIDENTE DESSA ENTIDADE QUE NOS ACOLHE COM HOSPITALIDADE E FIDALGUIA- SUGERIU, EM REUNIÃO QUE TIVEMOS EM BRASÍLIA, A CRIAÇÃO DA MEDALHA “CEL PM JULIO BONO NETO”.

ACEITA A SUGESTÃO, COUBE À AMEBRASIL INSTITUIR A MEDALHA, NÃO SÓ POR SER A MAIS ANTIGA DAS ENTIDADES NACIONAIS DE DEFESA E REPRESENTATIVIDADE DO SEGMENTO MILITAR ESTADUAL, COMO, TAMBÉM, PELA AFINIDADE COM O CEL JULIO BONO QUE FOI UM DOS SEUS FUNDADORES, PRIMEIRO PRESIDENTE E, AO FALECER, COMPUNHA O QUADRO DE CONSELHEIROS NATOS DA NOSSA ENTIDADE.

ASSIM, A ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS DO BRASIL – AMEBRASIL, INSTITUIU A MEDALHA “CEL PM JULIO BONO NETO”, COM O OBJETIVO DE GALARDOAR AUTORIDADES CIVIS E MILITARES QUE POR ABNEGAÇÃO, DEDICAÇÃO E CAPACIDADE PROFISSIONAL, TENHAM CONTRIBUÍDO PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA DOS CIDADÃOS, ESTIMULAR O EXERCÍCIO DA CIDADANIA PELO SEGMENTO MILITAR ESTADUAL E DESENVOLVER AS ATIVIDADES ASSOCIATIVAS DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO ENTRE AS ENTIDADES DA CLASSE.

AO MESMO TEMPO, A COMENDA CONSTITUI-SE NUMA REVERÊNCIA IN MEMORIAM AO CEL PMSP JULIO BONO NETO, FUNDANDO-SE NO EXEMPLO E NA POSTURA RESPONSÁVEL E DEDICADA DESSE OFICIAL SUPERIOR, QUE SEMPRE PROCUROU SERVIR COM ESMERO ÀS CAUSAS DE INTERESSE PÚBLICO AO LONGO DE TRINTA E CINCO ANOS DE SUA CARREIRA NA ATIVA DA POLÍCIA MILITAR PAULISTA, ACRESCIDO DO TEMPO EM QUE PRESTOU SERVIÇOS NA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO E NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, EM BRASÍLIA.

PREZADOS RECIPIENDÁRIOS,

DE PER SI E DO PONTO DE VISTA MATERIAL, A MEDALHA TEM POUCO VALOR EXTRÍNSICO. ELA É ATÉ APRESENTÁVEL E BONITA, MAS NÃO É DE OURO E, PORTANTO, POUCO LHES VAI ACRESCER A RIQUEZA PATRIMONIAL. ALGO COM QUE, NÓS, PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA ESTAMOS ACOSTUMADOS, POIS, NO AFÃ DE PRESERVAR A SEGURANÇA PÚBLICA PASSAMOS A VIDA A ADMINISTRAR A ESCASSEZ E AÍ, A ESCOLA DA NECESSIDADE NOS TORNA EXPERTS EM FAZER MUITO COM MUITO POUCO.

POR ESSA RAZÃO, PEÇO-LHES QUE RECEBAM ESSA COMENDA CONSIDERANDO O SEU VALOR INTRÍNSECO. E INTRINSECAMENTE, SENHORA E SENHORES RECIPIENDÁRIOS, ELA REPRESENTA O NOSSO AGRADECIMENTO PELO QUE FIZERAM E PODEM FAZER, CADA QUAL NO ÂMBITO DAS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES, PELA SEGURANÇA PÚBLICA, PELAS INSTITUIÇÕES MILITARES ESTADUAIS, PELAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS E, EM ESPECIAL, PELO SEGMENTO MILITAR ESTADUAL BRASILEIRO.

INTRÍNSECAMENTE A COMENDA EXPRESSA O NOSSO RECONHECIMENTO. É UMA FORMA SIMPLES, MAS, SINCERA E AGRADECIDA, DE LHES DIZER O NOSSO

MUITO OBRIGADO!!!!”

Share

About Author

amebrasil

(0) Readers Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *