Notícias Diversas — 24 maio 2012

O diretor financeiro da ParanaPrevidência, Luiz Tadeu Garbi da Silva, apresentou o regime previdenciário paranaense, destacando a experiência e o sucesso como pioneira no Brasil na área da previdência dos servidores públicos, sendo o Paraná o primeiro Estado da Federação a ter uma gestão previdenciária unificada.

 

“A ParanaPrevidência é uma entidade de natureza jurídica de direito privado, porém, estatal, para preservar os recursos separadamente.  Entre as suas atribuições destaca-se o planejamento, execução e controle das atividades; recadastramento anual dos servidores, celebração de convênios com outros Poderes; e administração jurídica, financeira e contábil dos fundos de natureza previdenciária”, disse ele.

 

O diretor apresentou ainda o organograma, ressaltando os conselhos bastante representativos, os patrocinadores e beneficiários; e explicou as formas de financiar o sistema previdenciário. “O sistema de repartição teve um bom funcionamento até cerca de 30 anos atrás, quando havia muitos trabalhadores ativos e poucos aposentados. Hoje este sistema não é mais sustentável, sendo realizada a capitalização dos valores arrecadados”, informou ele, destacando também o regime de capitalização: o patrimônio acumulado ao longo do tempo deve ser suficiente para pagar os compromissos assumidos com os participantes.

 

As formas de financiamento, os dados sociais, os investimentos e a posição financeira referente ao mês de abril de 2012 foram apresentados, com destaque especial para números referentes aos servidores oriundos da Polícia Militar do Paraná. Atualmente são 8.063 policiais militares aposentados e pensionistas, e 17.422 policiais militares ativos.   

 

A palestra foi moderada pelo diretor de defesa institucional do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Paraná, coronel Jorge Luiz Rodrigues, e ao final, os participantes apresentaram as suas dúvidas sobre o assunto. 

 

Share

About Author

amebrasil

(0) Readers Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *