Notícias Diversas — 24 Maio 2012

A palestra foi moderada pelo vice-presidente da Associação da Vila Militar – AVM, coronel Manoel Dias Paredes Filho.


Os trabalhos do segundo dia do I Simpósio Nacional de Segurança Pública, realizado em Foz do Iguaçu, foram iniciados com a palestra do Comandante Geral da PMPR, coronel Roberson Luiz Bondaruk, que abordou o tema “A Polícia Militar e a Segurança Pública”.

Para o Comandante, os tempos modernos necessitam de novas soluções para antigos problemas, como o tráfico de drogas. “É preciso buscar novos horizontes, para resolver os problemas da sociedade e da própria corporação que também necessita de desenvolvimento”, afirmou ele. As vantagens do militarismo, com hierarquia e disciplina, e os problemas do distanciamento entre o comando e a tropa também foram destacados.

Partindo da afirmação que o crescimento da violência e da criminalidade é um dos grandes problemas com poucos resultados positivos, o Comandante Geral apresentou propostas para a reversão deste quadro. Entre elas, o aumento da participação política das associações representativas, a definição de um modelo de atuação cientificamente consolidado (Polícia Comunitária), a possibilidade de criação de uma lei orgânica das polícias militares do Brasil e o desenvolvimento cultural das instituições.

“Existem muitos projetos de desenvolvimento institucional, voltados para a questão da inovação, agregando novas ideias e valores. É preciso promover a prevenção situacional do delito, imunizando o ambiente urbano contra a criminalidade, com vigilância natural, controle de acesso e reforço territorial”, destacou ele.

Outras medidas apresentadas foram a mudança de design de produtos que facilitam o crime e o desenvolvimento urbano sustentável em segurança pública nos municípios, com o traçado de ruas e uma boa iluminação pública.

Finalizando a palestra, o coronel Bondaruk apresentou os resultados positivos conquistados na Polícia Militar do Paraná, principalmente com o projeto Paraná Seguro, e respondeu aos questionamentos da plateia sobre o tema abordado.

Share

About Author

amebrasil

(0) Readers Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *